Em função do período eleitoral, algumas notícias estão sendo ocultadas.
A Pré-Sal Petróleo (PPSA) divulgou, nesta terça-feira (31), seu Relato Integrado 2021, que traz informações transparentes e concisas sobre o modelo de negócio e o desempenho da empresa no período. O Relato integra o rol de documentos que compõem a prestação de contas da PPSA ao Tribunal de Contas da União (TCU), conforme disposto no artigo 9° da Instrução Normativa TCU n° 84/2020. A publicação foi elaborada com base em guia de orientações do Tribunal e na metodologia do International Integrated Reporting Council (IIRC), uma aliança internacional de empresas, reguladores, investidores, organismos de normatização, entidades contábeis e academia, constituindo-se como uma ferramenta de diálogo com os públicos de interesse e de prestação de contas à sociedade.
O relato traz uma abordagem das atividades de PPSA em suas três frentes de atuação: gestão dos contratos de partilha de produção, representação da União nos acordos de individualização da produção e gestão da comercialização do petróleo e gás da União. O documento foca, entretanto, na atuação estratégica da companhia, enfatizando as estruturas e as ações estabelecidas por seus gestores para garantir o alcance dos objetivos estabelecidos, produzindo, assim, resultados para a sociedade. Em 2021, a empresa arrecadou R$ 1,22 bilhão para a União.
Na publicação, o leitor conta ainda com informações sobre o Planejamento Estratégico da empresa, metodologia de gestão dos riscos, aprimoramento na governança corporativa, programa de integridade, relacionamento com partes interessadas, quadro de pessoal e tecnologia da informação, entre outros reportes. O relatório traz também infográficos com dados sobre a produção dos campos em regime de partilha de produção, as empresas que atuam em cada bloco, seus respectivos percentuais, datas de assinaturas de contratos, além de estimativas de arrecadação futura para a União com as atividades realizadas neste regime.
O Relato Integrado 2021 está disponível, na íntegra, aqui: https://www.presalpetroleo.